Olá exploradores, como vocês estão? Espero que todos vocês estejam bem e explorando o belo mundo ao seu redor!
Você sabe qual floresta é chamada de “Pulmões da Terra”?
Sim, é a floresta amazônica! Esta floresta é o lar de uma grande variedade de animais e plantas.
Agora você deve estar se perguntando por que a Amazônia é chamada de “Pulmões da Terra”?
Então, é porque os dados reais são diferentes, mas mais de 20% do oxigênio veio da floresta amazônica!
Mas e se você descobrir que os pulmões da Terra estão agora em perigo? E nós, humanos, somos responsáveis por isso!
Então, hoje estou compartilhando como estamos afetando a floresta amazônica.
Um Passo para Salvar – A Floresta Amazônica
A floresta amazônica é importante para nós de várias maneiras, como para a regulação do nosso meio ambiente, e a floresta amazônica é o lar de uma das mais diversas plantas e animais. Existem muitas outras razões pelas quais a floresta amazônica é importante.
Agora você precisa saber por que proteger a floresta amazônica é importante!
Mas antes de saber como protegê-lo devemos saber como o estamos prejudicando!
Então, aqui estou compartilhando como estamos afetando a floresta amazônica!
Como estamos afetando a Floresta Amazônica?
Estamos afetando, consciente ou inconscientemente, a Floresta Amazônica.
Eu sei que você pode estar pensando em como podemos afetar a floresta amazônica, então aqui estão as coisas que estamos fazendo e afetando a floresta amazônica.
1. Desmatamento
O desmatamento está derrubando árvores em grande número. Agora é a maior ameaça ao nosso meio ambiente.
Nós, humanos, cortamos árvores para nosso benefício, como terras para agricultura, pastagem de animais, infraestrutura e urbanização. E isso está causando muitos impactos negativos.
2. Mudanças Climáticas
Como todos sentimos nos últimos anos, o clima está a mudar e a causar secas, inundações e incêndios florestais!
E o principal problema que todos sentimos é o aumento repentino da temperatura. Isso é resultado da interferência humana na natureza.
3. Prática Agrícola
Muitas práticas agrícolas estão prejudicando a floresta amazônica. Uma dessas práticas é a agricultura de corte e queima, que causa um efeito negativo duradouro no meio ambiente.
4. Sobrepesca
A pesca excessiva está causando efeitos negativos na vida aquática! que está prejudicando o ecossistema natural.
5. Desenvolvimento de Infraestruturas
Ao separar os ecossistemas e bloquear o movimento da vida selvagem, infraestruturas como rodovias, pontes e represas também podem ter impacto na Floresta Amazônica.
Estas são algumas das razões pelas quais existem muitos mais. Mas, resumindo, a maior ameaça à Floresta Amazônica é o desmatamento.
A ecologia da Amazónia também está a ser prejudicada por muitas outras actividades, tais como a pesca excessiva, espécies invasoras, mineração e exploração madeireira ilegais, desenvolvimento de infra-estruturas e agricultura.
Para a sobrevivência a longo prazo da floresta tropical e das espécies que dela dependem, estes perigos devem ser abordados.
Agora, você deve estar pensando em como podemos resolver essas questões! Então, aqui estou compartilhando 10 maneiras de resolver esses problemas!
Tradição Brasileira: 10 Pratos Famosos que Você Deve Experimentar
10 maneiras de reduzir nosso impacto na Floresta Amazônica!
Depois de saber como nós, humanos, estamos afetando a floresta amazônica, agora é importante saber como podemos reduzir nosso impacto na floresta amazônica.
1. Apoie a agricultura responsável
Você pode fazer compras de bens produzidos e produzidos de forma sustentável, como produtos de comércio justo, alimentos orgânicos e café cultivado à sombra.
2. Escolha produtos de papel ecológicos
Outro setor associado ao desmatamento é o da produção de papel. Escolha produtos de papel reconhecidos pelo Forest Stewardship Council (FSC), que garante práticas florestais éticas, ou que sejam feitos de materiais reciclados.
3. Reduza a ingestão de carne
A produção de carne, como a bovina, é um fator chave no desmatamento da Amazônia. Como as vacas necessitam de muito espaço para pastar, estão sendo criadas pastagens para a pecuária através do desmatamento de partes da floresta amazônica.
Pense em comer menos carne em geral ou opte por gado criado de forma responsável e alimentado com pasto.
4. Tome cuidado ao comprar itens à base de soja
Como a soja é uma cultura significativa cultivada em antigas regiões de floresta tropical.
Numerosos bens, como refeições processadas, biocombustíveis e ração animal, são soja. Procure produtos feitos de soja que tenham sido verificados de forma responsável.
5. O princípio básico é para tudo que você consome
Reduzir, reutilizar, reciclar. Reduzir o consumo global, reutilizar bens sempre que possível e reciclar cuidadosamente podem ajudar a reduzir a procura de materiais como papel, plástico e madeira que sobrecarregam a Amazónia.
6. Doe para organizações de conservação da floresta tropical
A floresta amazônica está sendo protegida por muitas organizações. Doe para ajudá-los a continuar seu importante trabalho.
7. Use menos energia
Reduzir o consumo de energia ajudará a reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis, que alimentam o aquecimento global e a desflorestação.
Procure maneiras de economizar energia em casa, como usar equipamentos com eficiência energética e mudar para lâmpadas LED.
8. Plante árvores
A plantação de árvores pode ajudar a restaurar regiões de floresta tropical danificadas e reduzir a libertação de dióxido de carbono. Você tem duas opções de reflorestamento: você mesmo pode plantar árvores ou doar para grupos que fazem isso.
9. Viaje razoavelmente
Se você tiver uma boa chance de visitar a Amazônia, escolha empresas de ecoturismo que se dediquem a métodos sustentáveis e ajudem a comunidade local.
10. Defenda os direitos tribais
O desmatamento afeta o modo de vida de diversas tribos indígenas que vivem na floresta amazônica. Defendam a proteção das suas terras ancestrais e defendam os seus direitos.
Lembre-se de que qualquer pequena coisa que fizermos para reduzir a nossa influência na Floresta Amazônica pode ter um efeito duradouro.
Se você tiver a chance de visitar a floresta amazônica, há alguns pontos que você deve manter em mente!
Aqui estou compartilhando algumas coisas que devemos e não devemos fazer para reduzir nosso impacto na floresta amazônica quando você visita lá.
Rio De Janeiro – 7 Melhores Restaurantes Vegetarianos e Não vegetarianos!
Algumas coisas que devemos e não devemos fazer quando você estiver na Floresta Amazônica!
Some Do’s and Don’ts when you are in Amazon Forest
O que fazer | Não é |
Permaneça nos caminhos designados. | Saia dos caminhos aprovados. |
Respeite a vida selvagem | Não perturbe ou prejudique a vida selvagem |
Faça uso de produtos e higiene ecológicos. | Use produtos com muitos produtos químicos que possam prejudicar a ecologia. |
Ouça e siga as orientações dos guias locais. | Ignore ou desconsidere as orientações dos guias locais. |
Descarte os resíduos de maneira adequada. | Deixe lixo ou resíduos para trás. |
Apoiar as comunidades locais e os povos indígenas. | Explorar ou desrespeitar as comunidades locais e os povos indígenas. |
Participe de atividades de ecoturismo responsável. | Apoiar ou participar em atividades que explorem ou prejudiquem a floresta tropical. |
Aprenda e aprecie a biodiversidade. | Colete ou remova plantas, animais ou artefatos da floresta tropical. |
Resumidamente
Como “pulmão” da Terra, a floresta amazônica é importante. Protege uma biodiversidade incrível, combate as alterações climáticas e absorve enormes quantidades de dióxido de carbono.
Ao apoiar a preservação das florestas, ao reduzir a utilização de produtos relacionados, como a soja e a carne bovina, e ao apoiar práticas sustentáveis, devemos salvaguardá-las.
Para proteger este ambiente único, cada pequena coisa ajuda.
Infelizmente, a floresta tropical está a ser rapidamente destruída por actividades humanas como a mineração, a exploração madeireira e a agricultura, prejudicando a sua biodiversidade e os seus benefícios ecológicos.
Proteger a biodiversidade na Terra e reduzir as mudanças climáticas exige salvar a Floresta Amazônica.
O uso de métodos ecologicamente corretos, leis e iniciativas proativas de conservação que ajudem as comunidades locais e os nativos que sempre protegeram a área são necessários para preservar a floresta tropical.
Podemos garantir que a região continuará a proporcionar benefícios ambientais e econômicos – sociais significativos para as gerações futuras, protegendo a Floresta Amazônica.
Então, quando vocês começarão a tomar medidas para salvar os pulmões da Terra?